segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NASCE recomeça no embalo das terças... e amanhã tem mais!

As duas primeiras reuniões do NASCE neste semestre aconteceram com a presença de vários novatos. A sala 829 da Faculdade de Medicina (FM) foi o espaço usado para receber ânimo novo nas terças-feiras, dias 30 de agosto e 13 de setembro.

No primeiro dia, o tema foi "A importância da dimensão espiritual na formação do profissional de saúde" - este que será também um dos temas do Curso de Extensão em Saúde e Espiritualidade que está sendo realizado em alguns sábados, na FM-UFMG.

A discussão foi conduzida a partir de alguns artigos que haviam sido disponibilizados aqui no blog antes do dia da reunião (clique aqui para ver a matéria com os artigos e acessá-los). Especialmente nos últimos dez anos, o número de Escolas Médicas dos Estados Unidos e Reino Unido que inseriram estudos sobre espiritualidade em seus currículos foi bastante elevado.

Foi possível conhecer os porquês do crescente interesse do profissional de saúde pelo estudo da espiritualidade. Há muitas pesquisas realizadas pelos grandes centros médicos dos Estados Unidos e do Reino Unido que demonstram, em variados aspectos, correlação entre a inclusão da espiritualidade na prática do profissional de saúde e maior eficácia dos procedimentos médicos, além da observação de que pessoas com graus significativos de espiritualidade tendem a ter um patamar de saúde mais elevado.

Alguns dos participantes das atividades do NASCE

Já no segundo dia de estudos do Núcleo, a temática em evidência foi "Espiritualidade e suas fontes de informação". O objetivo era realizar um apanhado geral dos locais onde encontrar estudos sobre a interface "saúde, ciência e espiritualidade".

O livro Saúde e Espiritualidade, Uma Nova Visão da Medicina, já sugerido aqui no blog, foi apresentado. O nosso blog e alguns links que colocamos em nossa página também foram introduzidos ao público.

E não podia faltar a conversa sobre a importância do bom senso, da lógica, da razão e da análise das metodologias no que diz respeito ao que é divulgado nesta como em qualquer outra área do conhecimento.

Por fim, um resumo histórico sobre a formação do NASCE foi feito. Discutiu-se que, assim como o NASCE, muitos outros núcleos de estudos na área de saúde e espiritualidade estão surgindo em todo o Brasil. Muitos deles já se comunicam com o NASCE, trocando experiências de modo recíproco, em busca de um aperfeiçoamento cada vez maior dos trabalhos.

Na sequência do nosso programa, amanhã os estudos continuam. O tema será "Aborto e Eutanásia".

Esta, em especial, é uma oportunidade de não somente trazer uma visão científica do tema, mas de buscar compreender, a partir dos mais diversos pensamentos pessoais sobre o assunto, quais concepções podem fazer parte da compreensão de pacientes e médicos envolvidos no contexto da temática.

Até amanhã, na sala 829 da FM-UFMG, às 19:30h!

Um comentário:

  1. Muito bom pessoal, é sempre muito proveitoso aprender cada dia mais.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir