Quem somos nós

O que é o NASCE?

Núcleo Avançado de Saúde, Ciência e Espiritualidade, sediado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Qual o seu objetivo?

Criado em 2006, a proposta do NASCE é conduzir ao aprofundamento da investigação científica referente à interface "Saúde, Ciência e Espiritualidade", promovendo palestras, cursos de extensão, simpósios, viabilizando a disciplina optativa de Saúde e Espiritualidade no ambiente acadêmico, auxiliando na publicação de livros referentes ao tema e realizando pesquisas.


O que motivou a sua criação?

A partir da expansão do conhecimento humano nas mais diversas áreas, o homem está percebendo a premente necessidade de se estudar cientificamente a temática espiritualidade e de compreender melhor como ela está associada à saúde. Esta é uma tendência mundial, que já engloba de 84% a 90% das Escolas Médicas dos Estados Unidos e entre 31% e 59% das do Reino Unido, incluindo Harvard University Medical School, Johns Hopkins University School of Medicine, University of Virginia School of Medicine e George Washington University School of Medicine.


A proposta do NASCE é científica?

O objetivo do NASCE é investigar a espiritualidade cientificamente, sem adotar preceitos de nenhuma corrente religiosa e/ou filosófica específica. Como consequência, toda teoria que busque explicar fenômenos, apresentando uma fundamentação lógica, torna-se alvo de nossa investigação, sem a importância de pertencer, ou não, ao conjunto de crenças pessoais dos integrantes do grupo. 


Equipe NASCE

Coordenação:

Alice Mendes
Elaine Iwayama
Jaqueline Martins
Mariana Queiroz
Mariana Moura
Marina Cerqueira
Mateus Veras
Pedro Dinis
Thaís Santos
Prof. Rubens Tavares

Apoio:

Ariana Andrade
Eric Ávila
Isadora Marques
Isis de Sá
Marcus Renato
Paula Costa
Zélia Silva