quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sugestão de Leitura: "O Monge e o Executivo"



"O Monge e o Executivo" é um livro escrito por James C. Hunter sobre a essência da liderança, algumas vezes comentada pelo autor como "liderança servidora ou a verdadeira liderança".

O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido que, após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, começa a ver que nem tudo estava como ele planejara.

John aceita a sugestão de sua esposa e de um pastor para se hospedar por uma semana num mosteiro cristão, chamado João da Cruz, onde ele teria a oportunidade de descansar e refletir sobre questões-chave de sua vida. Nesse acampamento, John se submete a um roteiro rígido de missas e reuniões em grupos, nas quais ele conhece Simeão, ex-executivo que ministra palestras sobre liderança.

Essas palestras compõem o ponto alto do livro. O leitor é apresentado a novos conceitos sobre liderança, diametralmente opostos dos que são correntemente apregoados pela sociedade.

A grande idéia da obra está contida na frase “Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor”, atribuída a Jesus. A autoridade do líder estaria no amor, em sua capacidade de doar-se pelo grupo que se encontra sob sua coordenação. Para o autor, um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados, oferecendo-lhes as ferramentas de que necessitam para realizarem os trabalhos.

O verdadeiro líder não seria aquele que determina como as coisas devem ser e é obedecido por força do cargo que ocupa. É líder aquele que influencia as pessoas do grupo para que todos possam chegar à meta pretendida. Você estaria se afastando da liderança quando se tornasse paternalista e fizesse tudo o que os outros deixaram de fazer. O bom líder consegue distribuir as tarefas e liderar com sua presença e sua ausência. Liderar é estimular, incentivar!

Esse tipo de liderança não é novo. Muitos já o adotaram com sucesso, como é o caso do famoso técnico de futebol americano Vince Lombardi, campeão das duas primeiras edições do Super Bowl, pelo Green Bay Packers. Em suas próprias palavras: “Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder, devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Essa é a força de qualquer organização".

Uma leitura recomendada não só para aqueles que exercem cargos de liderança em suas ocupações, mas para todos que desejam compreender melhor a inter-relação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário