quarta-feira, 27 de julho de 2011

Artigo comentado - ed. 01



Periódico: Medical Education
Ano: 2008

O artigo (clique sobre seu título para visualizá-lo) tem por objetivo investigar o panorama atual do ensino da espiritualidade nas faculdades de medicina do Reino Unido e tentar estabelecer se e como essas escolas estão preparando os futuros médicos para identificar as necessidades espirituais de seus pacientes.

Qual foi a motivação desse estudo? Atualmente, nota-se um aumento considerável das pesquisas científicas que correlacionam a espiritualidade com escores de saúde. Inúmeros estudos prospectivos têm demonstrado uma relação benéfica entre a religiosidade e pressão arterial, eventos cardiovasculares, qualidade e expectativa de vida. Outros demonstram, porém, que a religiosidade, quando vivenciada de forma negativa (gerando sentimento de culpa ou de medo, por exemplo), associa-se a piores indicadores de saúde. O que se conclui é que, de uma forma ou de outra, a espiritualidade/religiosidade afeta consideravelmente a vida e o bem-estar das pessoas.

O panorama atual mostra que mais de 75% das universidades médicas dos EUA oferecem cursos de "Saúde e Espiritualidade". Há 10 anos, essa porcentagem era de apenas 13%. No Brasil, várias faculdades de medicina oferecem cursos, programas de extensão, pós-graduação e disciplina optativa em "Saúde e Espiritualidade" (ex: UFMG, USP, UFES, UFJF, UFCE,UNIFESP, FATO, etc).

O presente artigo estima que 59% das faculdades médicas do Reino Unido que responderam ao questionário (17) oferecem ensino em "espiritualidade" no currículo. Isso corresponde a uma média entre 31% e 59%  das universidades médicas em todo o Reino Unido (não estão incluídos nessa estatística os cursos oferecidos fora da grade curricular).

Mas o que vem a ser "espiritualidade"? E como ela é ensinada nas universidades? O psiquiatra norte-americano Harold Koenig define "espiritualidade" como sendo "...o questionamento pessoal para compreender questões supremas sobre a vida, sobre seu significado, e sobre a sua relação com o sagrado, com o transcendente, que pode levar a ou advir do desenvolvimento de rituais religiosos ou estruturação da comunidade".

Nesse contexto, os assuntos discutidos nos cursos de "Saúde e Espiritualidade" no Reino Unido incluem : relação espiritualidade/saúde, anamnese espiritual, função da prece, aconselhamento espiritual, estudo sobre religiões e terapias complementares (acupuntura, homeopatia, hipnoterapia, faith healing).

É interessante notar que 83% dos cursos sobre "espiritualidade" nas faculdades médicas do Reino Unido que responderam ao questionário foram avaliados positivamente por parte dos alunos, e os restantes 17% manifestaram-se como indiferentes. Nenhuma avaliação negativa foi reportada.

Para finalizarmos a análise do artigo, retificamos uma informação dada em sua primeira página. Ele apresentou o conceito de saúde da OMS como sendo "...um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade". Essa foi uma proposta feita a Organização Mundial de Saúde em 1998, mas foi rejeitada. A definição atual continua sendo "Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade".

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário