segunda-feira, 1 de agosto de 2011

"A Roda da Vida: Memórias do Viver e do Morrer" - Elisabeth Kübler-Ross


Elisabeth Kübler-Ross, médica suíça, é a mulher que mudou a maneira como o mundo pensava sobre a morte e o morrer. Através de seus vários livros e muitos anos de trabalho com crianças, pacientes de AIDS e idosos portadores de doenças terminais, Kübler-Ross trouxe consolo e compreensão para milhões de pessoas que tentavam lidar com a própria morte ou com a de entes queridos.

Em seu livro mais bem sucedido, “On Death and Dying”, a Drª Kübler Ross propôs sua famosa teoria sobre as cinco fases do luto e identificou métodos para que médicos, enfermeiros e familiares acompanhem e ajudem a pessoa em seus últimos dias. Em 2007, a médica suíça foi eleita para o National Women´s Hall of Fame dos Estados Unidos da América.

Na época em que escrevia seu livro autobiográfico, “A roda da Vida”, a autora enfrentava a perspectiva da própria morte aos setenta e um anos. Escrita com franqueza e entusiasmo, essa obra reconstitui o desenvolvimento intelectual e espiritual de um destino. As convicções que enfrentaram dogmas, preconceitos e críticas, já estavam presentes na menina suíça, quando a jovem Elisabeth se viu pela primeira vez diante das injustiças do mundo e jurou acabar com elas.

Do seu trabalho na Polônia devastada pela guerra à sua forma pioneira de aconselhamento terapêutico aos doentes terminais, aos seus já lendários seminários sobre a morte e o processo de morrer na Universidade de Chicago, às suas surpreendentes conversas com os que passaram por experiências de quase-morte, cada vivência proporcionou a Kübler-Ross uma peça do quebra-cabeça. Em uma cultura determinada a varrer a morte para debaixo do tapete e escondê-la ali, Kübler-Ross desafiou o senso comum ao trazer e expor essa etapa final da existência para que não tivéssemos mais medo dela.
“As pessoas sempre me perguntam como é a morte. Digo-lhes que é sublime. É a coisa mais fácil que terão que fazer. A vida é dura. Viver é como ir à escola. Dão a você muitas lições a estudar. Quanto mais você aprende, mais difíceis ficam as lições. Quando aprendemos as lições, a dor se vai.”
Drª Elisabeth Kubler-Ross


Nesse interessante e polêmico livro, a Drª Elisabeth Kubler Ross põe em risco toda a sua reputação ao trazer o resultado final de seus estudos e vivências. Abordando temas como Experiências de Quase Morte, mediunidade e reencarnação, a autora afirma que “... a morte não existe”. Essa declaração foi recebida com ceticismo por grande parte dos cientistas e médicos, que consideraram que Kübler Ross tinha abandonado o rigor do método científico e sucumbido ao seu próprio medo da morte.

Interessante notar como os mesmos cientistas, que outrora consideravam Kübler Ross uma excelente pesquisadora, mudaram tão rápido de opinião sobre ela, a ponto de julgar parte de sua obra como o produto de uma perturbação emocional, simplesmente porque a autora ousou tocar num ponto em que muitos não tiveram coragem e mente aberta para investigar: a relação entre ciência e espiritualidade.
“... sei agora que existem mistérios da mente, da psiquê, do espírito, que não podem ser examinados em microscópios ou testados com reações químicas. Com o tempo, saberei mais. Com o tempo, vou compreender.”
No livro “A Roda da Vida”, a Drª Elisabeth descreve muitos casos que contribuem para evidenciar a realidade da vida espiritual. Sabemos, contudo, que “relatos de caso” têm valor científico limitado, devido à possível interferência de inúmeros vieses. Todavia, a atitude extremista de simplesmente descartar tais contribuições, como se elas não tivessem valor, é anti-científica, pois evidencia que o pesquisador não está interessado em descobrir a verdade, mas apenas em manter seus dogmas e pontos de vista.

Aquele que não está aberto para novas possibilidades, jamais descobrirá algo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário