Em outubro de 2008, a editora INEDE lançou o volume 1 do livro "Saúde e Espiritualidade - Uma Nova Visão da Medicina", fruto dos estudos realizados pelo NASCE desde sua criação em 2006.
O livro nasceu de um movimento de jovens estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (FM-UFMG), liderado por Andrei Moreira de Souza, Fabricio Henrique Alves de Oliveira e Oliveira e Jorge Luiz Barbosa Júnior, os quais suscitavam a inclusão da espiritualidade na formação do médico, seguindo uma tendência mundial (no ano 2004, 84 das 126 universidades americanas ofereciam cursos optativos de medicina e espiritualidade, incluindo a imponente Harvard University Medical School).
Esse movimento foi referendado por abaixo-assinado de 714 alunos - 40% do corpo discente da Faculdade de Medicina da UFMG - e apoio de mais de 40 professores, que culminou com a criação da disciplina optativa "Saúde e Espiritualidade" na FM-UFMG em 2006.
Parecer favorável à Disciplina "Saúde e Espiritualidade" pelo departamento de cirurgia da FM-UFMG |
Primando pela universalidade e imparcialidade, esse livro tem como objetivo único ampliar a visão médica atual. Dentre os autores dos capítulos, encontram-se ortodoxos, heterodoxos, heréticos e até mesmo agnósticos, alinhados por um interesse comum: socorrer a medicina atual com os salutares conceitos espiritualistas, salvaguardando-a do renitente materialismo que cerceia sua compreensão e limita suas possibilidades terapêuticas.
"Tendo como único e nobre fim solucionar as dores humanas, a medicina deveria ser a primeira a se interessar pelo estudo da interface saúde/espiritualidade." - Os autores (Gilson Freire e Mauro Ivan Salgado).
Em uma apresentação bastante ampla, a obra correlaciona diversos temas de interesse atual como Experiências de Quase Morte, Tanatologia e Eutanásia, Homeopatia, Acupuntura, Física Quântica/Espiritualidade, Psiconeuroimunologia da Fé, etc.
O livro "Saúde e Espiritualidade - uma nova visão da medicina", que não se restringirá somente a esse volume, encontra-se à venda nas melhores livrarias do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário