quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estudando saúde e espiritualidade online


Com tantos avanços da tecnologia no mundo, a possibilidade de acesso ao conhecimento está cada vez maior. Nesse contexto, várias das ferramentas para se estudar a interface saúde e espiritualidade também estão facilmente disponíveis ao alcance daqueles que se interessam pela proposta.

Na busca por fazer algumas dessas ferramentas se tornarem conhecidas por aqueles que nos acompanham, resolvemos fazer esta postagem tendo por foco principal as divulgações da Biblioteca Virtual em Espiritualidade e Saúde (BVES) e da SAUESP - os links para ambas as páginas encontram-se relacionados na sessão "Estudo e Pesquisa" do nosso blog, na coluna à direita.



A BVES é associada ao Hospital João Evangelista (HOJE), que desenvolve, na cidade de São Paulo, um trabalho com intuito de prover cuidados integrais em saúde mental. Ela possui como coordenador o Prof. Dr. Alexander Moreira-Almeida, também coordenador do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES), da Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF).

A Biblioteca tem por objetivo reunir e disponibilizar a produção científica nacional em Espiritualidade e Saúde, bem como ampliar sua divulgação. Além disso, ela prima por ser uma fonte confiável e de fácil acesso para informações vinculadas a essa temática.

O projeto SAUESP - Produção Científica em Saúde e Espiritualidade, de modo convergente à BVES, tem por meta identificar, sistematizar e divulgar, no ambiente virtual, a produção científica sobre Saúde e Espiritualidade publicada em periódicos brasileiros online e na forma de teses e dissertações.


A motivação para sua criação sustenta-se na necessidade de integrar e compartilhar o conhecimento científico voltado para essa área, que, de maneira crescente, demonstra sinais de estar adquirindo força no meio acadêmico - o número de Universidades no mundo que possuem algum espaço para abordagem da espiritualidade vinculada à saúde sofreu elevação no decorrer dos últimos anos.

A SAUESP possui coordenação do Prof. Dr. Attilio Provedel, pertencente ao Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o qual apoia oficialmente o projeto dentro da Universidade. Assim, seminários e cursos de extensão universitária com a temática "Ciência, Saúde e Espiritualidade" já foram organizados na UFES e, pela página da SAUESP, é possível ter acesso à programação e ao material didático utilizado nesses eventos.


Para acessar as páginas clique sobre os nomes abaixo ou nos links da sessão "Estudo e Pesquisa".

Biblioteca Virtual em Espiritualidade e Saúde - BVES
SAUESP - Produção Científica em Saúde e Espiritualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário