quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fim do Curso reservou discussões sobre a finitude da vida

O primeiro sábado de novembro marcou o fim do "I Curso de Extensão em Saúde e Espiritualidade" da UFMG, organizado pelo NASCE, com o apoio do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.


Para o último dia, nada melhor do que conversar sobre um processo pelo qual estamos todos fadados a passar: a morte física.

Inicialmente, a enfermeira paulista Daniele Corcioli, membro-fundadora e coordenadora científica da Sociedade Científica de Saúde e Espiritualidade da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), apresentou a "Intervenção Terapêutica RIME". Esta é uma prática recente que teve início com a Profª Drª Ana Catarina Araújo Elias, em um pioneirismo no Brasil no que se refere ao treinamento de profissionais para o uso de intervenções que minimizem o sofrimento espiritual dos pacientes.

RIME é uma sigla que abarca os termos Relaxamento mental, visualização de Imagens Mentais e Espiritualidade. A intervenção é usada em pacientes em cuidado paliativo e se propõe a ressignificar a dor espiritual do indivíduo. Em síntese, é uma técnica de visualização e relaxamento mental com associação de elementos descritos por pacientes que passaram por Experiências de Quase Morte (EQM).

Com vista ao fim das atividades do dia, tivemos a alegria de contar com a presença da Ana Paula Abranches e Maria Emídia, ambas médicas e membros da Sociedade Mineira de Tanatologia. O tema foi "Assistência Espiritual ao Paciente na Vida e no Momento da Morte".

Discorreram um pouco sobre o cuidado paliativo, levantando seus objetivos e a necessidade da adoção de uma postura do profissional da saúde que seja capaz de valorizar o aspecto multidimensional do ser humano. Para isso, foi efetuada uma análise das reações mais comuns dos pacientes ao serem diagnosticados com uma doença grave, com enfoque na espiritualidade que cada um expressa. A partir dessa visão diferenciada, muitos caminhos foram demonstrados como seguros modos de um profissional da saúde lidar com o paciente com tantas angústias frente a terminalidade física.


Toda a equipe de organizadores do NASCE agradece aos patrocinadores e especialmente ao Professor Marco Antônio que, com sua boa vontade e dedicação, tornou esse Curso possível. Agradecemos também a todos os expositores que nos auxiliaram com muita disposição e carinho.

Para aqueles que se interessarem mais sobre a RIME, deixamos aqui o contato da querida amiga Daniele Corcioli (daniele_cme@hotmail.com), de Marília, e de uma dedicada companheira psicóloga de Belo Horizonte, Geralda Alcântara (geraldalcantara@bol.com.br), que estuda a RIME na capital mineira.

Segue, ainda, o link da SOTAMIG, com mais informações sobre Cuidados Paliativos e Tanatologia: www.sotamig.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário