sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Emoção e razão conduzem reflexões no Curso


29/10/11, dia:

- Do terceiro sábado do I Curso de Extensão em Saúde e Espiritualidade da UFMG.

- Em que o coordenador do Curso, Prof. Marco Antônio Rodrigues, apresentou o estudo "Saúde e Espiritualidade na Formação e na Prática do Profissional de Saúde".

- Em que o dentista Gustavo Costa expôs sobre "Ciência, Espiritualidade e Saúde".

O Prof. Marco Antônio iniciou o sábado com uma apresentação recheada de reflexões sobre a postura do estudante e do profissional da saúde frente ao compromisso com o aprendizado, com o paciente e a sociedade. Pessoas como Bezerra de Menezes, Florence Nightingale, William Osler e Elisabeth Kübler-Ross foram citados como exemplos do bem proceder na área da saúde.


O papel da Espiritualidade no processo morte-morrer também foi enfocado. Foi apresentada a visão dos principais ramos religiosos sobre a morte, conhecimento muito útil para que o profissional da saúde apoie de forma adequada o paciente em um momento que, tradicionalmente, é visto com tanto medo pela humanidade, independentemente de crenças. Estas também estiveram em pauta para análise de como podem ser úteis ou influenciar de modo não muito positivo numa intervenção médica.

Após uma carga tão grande de reflexão aliada à emoção, Gustavo Costa realizou um estudo profundamente questionador. Com o objetivo de realizar indagações estrategicamente direcionadas, o expositor utilizou-se desse recurso desde a reconstrução de um breve histórico da ciência até a apresentação de como a ciência atual gera impactos na sociedade.


Por meio da definição de espiritualidade, na condição de tudo aquilo que se refere ao sentido da existência humana, foram levantadas questões sobre o paradigma materialista que predominantemente rege a nossa sociedade e sobre o que a ciência considera como metodologia mais adequada para percorrer os caminhos na construção do conhecimento. Aproveitando as discussões das outras aulas do Curso, foi possível encerrar o dia com importantes perguntas sobre a saúde e sobre o nosso papel de colaboradores ativos para sua manutenção.

Um dia repleto de características que resumiram bem, em termos de sensações, tudo o que havia sido o Curso até ali.

Para visualizar as aulas do dia, clique nos respectivos títulos, abaixo:
Saúde e Espiritualidade na Formação e Prática do Profissional de Saúde
Ciência, Espiritualidade e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário