segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Estudos sobre Homeopatia e EQM são desdobrados em encontros

Dentro da proposta do NASCE de aprofundar o estudo sobre temas já enfocados no 1º semestre de 2011, nos dias 18 de outubro e 01 de novembro, respectivamente, foram estudadas a Homeopatia e as Experiências de Quase-Morte (EQM's).

Como fonte de informação, além dos artigos e livros que serviram de referência para as discussões, tivemos a alegria de contar com a expressiva participação de um dos organizadores do NASCE, Cláudio Falcão, odontologista, estudante de medicina e já quase especialista em homeopatia pelo Instituto Mineiro de Homeopatia.

Outra contribuição bastante importante foi a presença da Lalleinny Alves, estudante de medicina e com formação em farmácia. Ela possibilitou uma discussão ainda mais dinâmica, fornecendo a visão passada pela academia em relação à homeopatia durante o período de sua formação, bem como contribuindo para uma conversa alicerçada no bom-senso, na lógica e na razão, características que compõem a proposta de toda investigação feita pelo grupo.

Confira abaixo a gravação de um pequeno trecho do estudo:


Já o estudo sobre EQM resgatou reflexões construídas no Curso de Extensão promovido pelo NASCE neste semestre. Questionamentos foram realizados sobre as três principais teorias formuladas para explicar essas experiências: a psicológica, a neurocientífica e a transcendental.


Alguns fatos registrados em estudos fornecem indícios de menor probabilidade de algumas dessas teorias serem viáveis, como os registros de EQM em cegos. Pessoas que não enxergam relatam ter passado por essas experiências com a possibilidade de visão, conseguindo descrever, parcialmente, os ambientes em que seus corpos estavam durante o período de proximidade da morte física.

Para se chegar a conclusões mais seguras sobre as teorias, mais experimentos são necessários e estão sendo planejados e realizados, no Brasil e no exterior. Fato é que, até agora, a maioria das evidências parecem direcionar a explicação desses fenômenos para a hipótese transcendental, a de que a consciência é capaz  de existir independentemente do corpo físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário