quarta-feira, 6 de abril de 2011

NASCE 2011


O primeiro Encontro do NASCE em 2011 foi regado de muito entusiasmo e reflexões. Um grupo modificado em relação ao do ano passado, mas abastecido de boas ideias e de vontade de estudar.

O início da reunião aconteceu com uma apresentação pessoal de todos a respeito de si mesmos, expondo os motivos de estarem ali, bem como as crenças pessoais que os norteiam. Foi possível perceber a pluralidade de estímulos que baseiam cada indivíduo, assim como a busca comum que cada pessoa do grupo alimenta. Todos procuram entender melhor o aglomerado de fatos que nos rodeiam e encará-los de modo mais natural.
Infelizmente, sabemos que nem todos os representantes da ciência se esforçam para compreender determinados fenômenos. As razões disso ocorrer foram também discutidas, gerando um consenso de que muitos cientistas esquecem de como se dá a construção da verdade científica. Nas palavras do companheiro Leandro Aguiar, “a verdade científica é produzida por um acúmulo de evidências, não por uma prova definitiva”.
Houve, também, uma contextualização histórica bastante interessante com relação ao surgimento das instituições responsáveis pela promoção da saúde. Para aqueles que acham que saúde e espiritualidade/religiosidade (estas duas palavras possuem significados distintos) não possuem conexão alguma, vale a pena se informarem a respeito da história da 'enfermagem', dentre outras.
Alguns dos participantes do Núcleo

Após constatar a ligação forte entre saúde e espiritualidade, surge um importante questionamento: como fazer para um profissional da saúde incluir a ‘espiritualidade’ no seu trabalho? A ‘anamnese espiritual’ é um importante veículo. A conversa englobou a parte conceitual do assunto, além de ter trazido importantes cuidados sobre como aplicá-la.
Encaminhando-se para o desfecho, a temática teve seu rumo direcionado à relação existente entre qualidade de vida e espiritualidade. Foram reunidos, a partir de muitos estudos existentes, vários itens que atestam uma melhoria do modo de se viver em virtude da adoção da espiritualidade ao cotidiano. Como validação dessa observação, foi citado, até mesmo, o exemplo de um hospital que já instituiu no ‘histórico de enfermagem’ dos pacientes o campo ‘espiritualidade’. No entanto, apesar da proposta do hospital, a companheira Ana Luiza afirma ter percebido que a quase totalidade dos profissionais não preenche esse campo, ou seja, provavelmente não aborda sobre espiritualidade no diálogo com o paciente.
É importante ressaltar que os estudos feitos no NASCE primam por ser muito bem referenciados. Extraímos o conteúdo de publicações de profissionais respeitados e que buscam o estudo e a pesquisa de modo sério.
Nesse clima, o primeiro dia encheu todos de motivação para as próximas reuniões. Para quem  não pôde comparecer à primeira, o convite de participação no NASCE continua.
Dia 13 de abril tem mais!
------------------------------------------------------------------------------------------

Abaixo, clique em cima das palavras em itálico para:

- visualizar os slides.
- visualizar os dois artigos que suscitaram as discussões do encontro:
      *Diretrizes metodológicas para investigar estados alterados de consciência e experiências anômalas.
      * Espiritualidade no cuidado com o paciente.

2 comentários:

  1. Olás! Gostei muito da fala do Leandro Aguiar, “a verdade científica é produzida por um acúmulo de evidências, não por uma prova definitiva”.

    Por quantos e quantos séculos acreditou-se que o átomo era indivisível? E a Terra sendo o centro do universo? Realmente, “definitivo” é uma palavra que não combina com Ciência.

    Parabéns a vocês.

    Sucesso para o Blog.
    Marcus Papa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo carinho e pela força, Papa.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir