sábado, 19 de novembro de 2011

Consciência, pensamento e sentimento são destaques no Curso


O segundo dia do Curso de Extensão trouxe muitas interrogações sobre os fenômenos da consciência, cuja natureza continua desconhecida pela ciência. Seria ela um subproduto do disparo simultâneo de vários dos 100 bilhões de neurônios que possuímos no nosso cérebro? Poderia a ideia de Deus existente na mente humana ser, até mesmo, apenas resultado de complexas redes neurais que possuímos? Alguns cientistas acreditam que sim, mas outros se baseiam em algumas evidências para aventar outras possibilidades.

O Dr. José Roberto, do Espírito Santo, selecionou alguns estudos sobre fenômenos que propõem a sobrevivência da consciência como uma de suas possíveis explicações.

O foco maior foi dado às Experiências de Quase-Morte (EQM) - com um vídeo do relato da ex-compositora e cantora  norte-americana Pam Reynolds - e à mediunidade, com destaque para a investigação do trabalho do ex-médium brasileiro Francisco Cândido Xavier, com mais de 400 livros publicados e com autoria de todos eles atribuída aos Espíritos (assim denominados pelo médium).


Como desfecho do dia, o Dr. Carlos Roberto, da Paraíba, teve por objetivo induzir à reflexão de como nossos pensamentos e sentimentos podem interferir no nosso quadro de saúde física.

Na tentativa de propor soluções sobre as ainda insolúveis dúvidas sobre a consciência, foi levantada a hipótese da existência de um corpo similar ao corpo físico e que serviria de transmissor entre a consciência e o corpo que percebemos. Este atuaria apenas manifestando as informações transmitidas inicialmente a partir da sede da inteligência - a consciência.

Por meio da psiconeuroimunoendocrinologia, o expositor explicou, ainda, como mente e diversos outros sistemas encontram-se interconectados. Foi possível perceber que o ser humano, para ser compreendido em sua totalidade, não pode ser estudado como somente uma união de vários fragmentos.


A ciência é uma constante reunião de evidências, e estas já começam a sugerir que, provavelmente, pensamentos e sentimentos voltados para o "bem" podem gerar repercussões bastante positivas em nossa saúde.

Clique em cima do título das aulas para visualizar a apresentação usada pelos expositores:

Evidências que a Consciência Sobrevive à Morte Física
Ação do Pensamento e do Sentimento na Interface Saúde/Doença

Nenhum comentário:

Postar um comentário