sexta-feira, 11 de novembro de 2011


"Como Ler Artigos Científicos", da Dra. Trisha Greenhalgh é um interessante livro introdutório sobre Medicina Baseada em Evidências. "Este livro destina-se a qualquer pessoa, medicamente qualificada ou não, que deseja encontrar seu caminho na literatura médica, analisar a validade científica e a relevância prática dos artigos que encontra e, quando apropriado, colocar os resultados em prática. Essas habilidades constituem a base da Medicina Baseada em Evidências".

O volume de informações médicas cresce a índices vertiginosos. Cerca de 5 mil periódicos médicos são publicados por mês em todo o mundo. Já existem mais de 15 milhões de artigos médicos nas prateleiras de nossas bibliotecas. Sufocado por essa avalanche de informação, o profissional de saúde deve estar apto a analisar criticamente todo o material que lhe chega às mãos, visto que "... somente 10 a 15% do material impresso hoje em dia provarão no futuro ser de valor científico duradouro" (BMJ, 1998; 316:361-5).

O livro foi redigido em linguagem simples e acessível. Discorre sobre assuntos muito pertinentes como avaliação metodológica de artigos, tópicos em estatística, tipos de delineamento dos estudos, orientações quanto a bases de dados, etc.

Esta é uma obra introdutória interessante sobre metodologia da pesquisa, útil para solucionar dúvidas iniciais e incentivar estudos mais aprofundados à posteriori.

Um comentário: