quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Curso na Faculdade de Medicina começou com pé direito

O Curso de Extensão em Saúde e Espiritualidade da UFMG, idealizado pelo NASCE, iniciou no dia 24 do último mês. Os médicos Fabrício de Oliveira e Gilson Freire realizaram as palestras de abertura do Curso.

Com o tema "Saúde Mental e Espiritualidade", o Dr. Fabrício utilizou de sua experiência na psiquiatria para promover muitas reflexões relacionadas ao tema. Além disso, delimitou alguns conceitos adotados para conversar sobre espiritualidade no meio da ciência, assim como, via alguns casos clínicos, proporcionou que os presentes pudessem esboçar a ideia de como a prática dessa modalidade médica muitas vezes demanda a inclusão do aspecto "espiritualidade".


Após um apetitoso lanche oferecido por um amigo do NASCE, o Dr. Gilson Freire iniciou sua exposição, "Aspectos Multidimensionais do Ser Humano". Adentrando nos domínios da filosofia, a partir das descobertas da física da contemporaneidade, o médico homeopata traçou um panorama histórico de como foi a relação entre saúde, o entendimento sobre o ser humano e espiritualidade ao longo do tempo.


Como toda exposição que estabelece pacto com a verdadeira ciência, o desfecho não poderia se dar de outra forma se não pelo levantamento de uma hipótese para explicar evidências que há muito já são obtidas: é interessante pontuar a possibilidade da existência de uma consciência que atua sobre o corpo físico, podendo afetar em sua saúde e sobreviver a ele.

Clique sobre o nome das palestras para visualizar a apresentação utilizada pelo expositor:

Saúde Mental e Espiritualidade
Aspectos Multidimensionais do Ser Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário