sábado, 7 de maio de 2011

NASCE fala sobre sexualidade

Ocorreu no dia 27 de abril mais um encontro do NASCE. Dessa vez, o tema foi "Espiritualidade, Religiosidade e Padrões Éticos: Sexualidade e o Profissional da Saúde".


O estudo do dia foi apresentado por um acadêmico do 2º período de medicina, Eric, que discorreu sobre várias questões que envolvem essa temática. Foram propostas reflexões que acadêmicos e profissionais da área da saúde não estão acostumados a ter, com um convite ao autoconhecimento e à busca por encarar a sexualidade como um elemento natural e belo, em oposição a uma visão trazida por elevada parcela da sociedade, que perdura com uma postura repleta de tabus e preconceitos acerca do tema.

A discussão foi embasada principalmente em artigos científicos extraídos de algumas revistas de enfermagem. Neles, há pesquisas que discutem a visão de alunos da área da saúde sobre o fator sexualidade, com uma análise em relação à incapacidade da maioria de lidar com esse aspecto e as consequências desse comportamento. Foram trazidas, também, propostas de como encarar a sexualidade com menos dificuldades e a importância disso para o profissional da saúde: "Verificamos a grande necessidade de uma maior abordagem desse tema ainda na graduação, de forma a propiciar mais facilidade na abordagem ao paciente", afirmou Ana Luiza, acadêmica do curso de enfermagem da UFMG.

A mensagem final foi um incentivo a deixar para trás os comportamento de repressão e de dissimulação de uma normalidade, direcionando a vontade para a auto-educação.

Clique abaixo para:
- Acessar os slides usados na apresentação.
- Ler o artigo "Sexualidade humana na formação do enfermeiro".
- Ler o artigo "A sexualidade invisível ou oculta na enfermagem".
- Ler o artigo "Situações acadêmicas que envolvem a dimensão sexual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário