segunda-feira, 28 de março de 2011

Há 5 anos... nascia o NASCE

O que poderia parecer utópico tornou-se real. No ano de 2006, à custo de grande esforço pessoal e coletivo, um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG tomou uma iniciativa que representou, nesse ambiente, a consolidação do primeiro passo em direção a um novo modo de se fazer ciência e de se entender a saúde.

Num período histórico no qual o pensamento popular confunde ciência e materialismo, jovens acadêmicos, auxiliados por um professor da faculdade, encabeçaram a implantação de um núcleo de estudos que propunha seguir tendências recentes, porém já adotadas por outros núcleos em alguns pontos do Brasil e do mundo: a busca pela ciência, sem preconceitos.


Nascia, assim, o NASCE, norteado pelos crivos da razão e do bom-senso, sem, contudo, esquecer da preciosa pérola chamada afeto; sem vínculos a uma religião ou filosofia específica; e com o explícito objetivo de fazer ciência, por meio da investigação da interface 'saúde e espiritualidade', o que inclui o trabalho pela criação de projetos de pesquisa direcionados a esse contexto.

Este ano chegamos à marca de 5 anos de simpósios realizados por esse grupo, de muitas discussões propostas, de projetos idealizados e de muitas amizades feitas. Venha também fazer parte dessa história e auxiliar na construção de uma realidade mais consciente.

FICHA-RESUMO SOBRE O NASCE:

O que é o NASCE?
Núcleo Avançado de Saúde, Ciência e Espiritualidade. Grupo de estudos com reuniões sediadas na Faculdade de Medicina - UFMG.

O que é feito nas reuniões?
São discutidos e estudados, de modo fundamentado, temas referentes à interface 'saúde e espiritualidade'.

Qualquer um pode participar?
Prioritariamente, qualquer acadêmico ou profissional da área de saúde (quem não for da área de saúde, mas nutrir interesse pela temática, será recebido com alegria também). Não precisa fazer inscrição; é só aparecer.

Ele é vinculado a alguma crença religiosa?
O NASCE tem por objetivo fazer ciência, sem vinculo a nenhuma filosofia ou corrente religiosa específica. No entanto, é impreterível o respeito às crenças individuais dos participantes, sem, por outro lado, esquecermos que buscaremos a ciência, mesmo que essa busca aparentemente vá de encontro às proposições de alguma fé.

Em quais dias e horário ocorre?
Neste semestre, quinzenalmente, às quartas-feiras, das 19h às 20:30h, na sala 333 da Faculdade de Medicina da UFMG. Início no dia 30 de março.

2 comentários:

  1. Devemos muito aos pioneiros do NASCE e, de modo geral, do movimento de Saúde e Espiritualidade na UFMG.
    Esperamos fazer jus às portas abertas por vocês!

    ResponderExcluir
  2. Trabalharemos por esse objetivo, eric.
    Com disciplina, respeito e perseverança daremos nossa contribuição à sociedade.

    ResponderExcluir