sábado, 8 de setembro de 2012

Tópicos em Saúde e Espiritualidade

No primeiro semestre deste ano, uma experiência bastante enriquecedora foi ofertada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG). A disciplina optativa “Tópicos em Saúde e Espiritualidade” buscou, em sua realização, evidenciar a possibilidade de harmonizar o ensino, a pesquisa e a extensão.


Matricularam-se nas atividades 98 acadêmicos de medicina da UFMG, além de discentes e docentes de outras Faculdades de Medicina de Belo Horizonte, totalizando 135 participantes. Os alunos da UFMG tiveram a carga horária validada como disciplina optativa, e os demais, como curso de extensão.

Diferentes profissionais convidados abordaram temas como paradigma da morte, tanatologia, cuidados paliativos, moral e ética médica, espiritualidade e saúde mental e medicina integrativa e complementar.


Os acadêmicos da UFMG matriculados na disciplina realizaram um trabalho avaliativo de levantamento bibliográfico, em bases científicas, sobre alguma temática da inter-relação “saúde, ciência e espiritualidade”. A síntese do conteúdo foi enviada à comissão organizadora no formato de resumo de trabalho científico, mediante orientação dos profissionais convidados. Os melhores trabalhos foram apresentados no VIII Simpósio de Saúde e Espiritualidade da UFMG, evento aberto a toda a comunidade, no qual muitos acadêmicos colaboraram com a arrecadação de agasalhos e cobertores para pessoas socialmente desfavorecidas.

A inserção da espiritualidade na graduação do profissional de saúde, além de complementar a sua formação com elementos que transcendem os indispensáveis aspectos técnicos, vem demonstrando, também, ser instrumento para iniciar os alunos no contexto de pesquisas e incentivá-los a serem atuantes na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário